4 - Apresentação (Online)
6 - A Dança da Criação (PDF)
Verusa da Silveira
Nossa proposta é a interpretação do símbolo “O Mundo ou Auto Realização”, última imagem arquetípica do Tarô da série dos arcanos maiores, criando analogias com o modelo alquímico da Psique Junguiana em seu processo de individuação. A escolha se deve a uma afinidade que sinto com essas imagens antiquíssimas de conhecimento intuitivo que fazem parte do meu mundo imaginário ou reino interior. Iniciei a estudar, brincar e contemplar seus símbolos com um desejo profundo de entender esse processo que é semelhante às várias fases de um processo de psicoterapia, com objetivo de integrar e harmonizar as funções de orientação da consciência que corresponde ao pensar, agir, sentir e intuir. Passei a valorizá-las como recursos criativos, expressivos, de uma realidade maior que transcende os limites pessoais e nos recoloca para além de uma análise racional, para uma busca de síntese da nossa capacidade de sermos mais completos ou inteiros, dentro de uma visão universal ou científica do Homem Cósmico ou Transpessoal. Escolhi a dança como um movimento fluido e incessante da pulsão de vida em sua dinâmica e constante transformação de união de opostos, buscando o equilíbrio.
Palavras chave: Alquimia, Imagem Arquetípica do Tarô, Mandala, Processo de Individuação, Símbolos
14 - Aspectos Simbólicos da Obesidade e da Gastroplastia (PDF)
Rangel R. M. Fabrete
Este artigo tem por objetivo levantar os aspectos simbólicos que envolvem a obesidade e a gastroplastia, sob a ótica da psicologia junguiana. O estudo deste tema se faz necessário a fim de obtemos uma compreensão maior a respeitos dos aspectos psicológicos que estão relacionados e envolvidos entre a obesidade e a gastroplastia.
Palavras chave: Cirurgia Bariátrica, Matriarcado, Obesidade, Patriarcado, Psicologia Analítica
24 - Benefícios do Tai Chi Pai Lin à Saúde Física/Mental (PDF)
Luci Lurico Oi / Emília C. M. Tanaka / Elisa Harumi Kozasa
A pesquisa investiga os efeitos da prática de Tai Chi Pai Lin na saúde física/mental e bem estar num grupo de 75 usuários das Unidades de Saúde da Prefeitura de São Paulo selecionados randomicamente. Esta prática integrativa de origem chinesa visa promover a circulação de energia e a serenidade do espírito por meio de movimentos suaves e meditação. Os praticantes relataram ter percebido melhoras em relação a problemas de saúde física/emocionais, além de diminuição da necessidade de uso de alguns medicamentos. Concluímos que esta prática de autocuidado merece maiores investigações quanto a seu potencial como instrumento de promoção de saúde.
Palavras chave: Medicina Tradicional Chinesa, Práticas Corporais Integrativas, Promoção da Saúde, Saúde Física/Mental, Saúde Pública
32 - Fantasia e Desenvolvimento da Personalidade (PDF)
Ana Maria Galrão Rios
Ceres Alves de Araújo
O presente trabalho discorre sobre o papel da fantasia e da imaginação, consideradas como atividades espontâneas da psique, no desenvolvimento da personalidade e da narrativa autobiográfica. A fantasia colabora para o enriquecimento do enredo quando funciona de forma construtiva. Participa, ainda, dos processos de embotamento dos quadros dissociativos e pode ser considerada, como qualquer fenômeno dentro da compreensão teórica junguiana, tanto de modo causal quanto finalista.
Palavras chave: Desenvolvimento, Fantasia, Imaginação, Psicologia Analítica
44 - O Arquétipo da Fratria na Adolescência (PDF)
Helena Catharina L. de Carvalho
Com base na premissa de que a adolescência é um dos momentos do processo de individuação, exemplifica-se a influência do arquétipo da Fratria no desenvolvimento da personalidade adolescente, por meio da análise da amizade entre dois dos personagens principais da saga Harry Potter de J. K. Rowling.
Palavras chave: Adolescência, Arquétipo da Fratria, Individuação
52 - O Corpo segundo Jung (PDF)
Paulo Toledo Machado Filho
A utilização de técnicas de abordagem corporal, como técnicas de relaxamento e toques sutis, durante a psicoterapia, tem sido verificada como um recurso não-verbal muito eficaz na obtenção de resultados mais imediatos no tratamento de alguns transtornos característicos da atualidade (ansiedade generalizada, estresse póstraumático, etc.) ou possibilitando o aprofundamento do processo de análise em si, quando associadas à abordagem junguiana. Faremos neste trabalho reflexões sobre uma destas técnicas – a Calatonia, e as imagens produzidas em estado de consciência rebaixada e sua importância simbólica, à luz da Psicologia Analítica.
Palavras chave: Calatonia, Psicologia Analítica, Relaxamento, Toques Sutis
58 - Psicologia e Tecnologia: um Diálogo Inevitável (PDF)
Rosa Maria Farah
A difusão do uso das tecnologias digitais já revolucionou as formas de comunicação e relacionamento humano, gerando comportamentos e demandas ainda pouco consideradas pela Psicologia. Este artigo tem por finalidade informar os psicólogos sobre os limites e as possibilidades de realização de atendimentos psicológicos mediados por computadores e/ou pela Internet, de acordo com as normas previstas na Resolução no. 011/2012 do CFP – Conselho Federal de Psicologia.
Palavras chave: Atendimento Psicológico Virtual, Internet, Resolução do CFP
64 - Psicoterapeuta: sem Uniforme, nem Avental (PDF)
Fernanda Menin / Lilian Loureiro / Milena N. Guarnieri / Noely Montes Moraes
O artigo tem por objetivo a reflexão sobre o exercício da psicoterapia hoje, relembrando os fundamentos arquetípicos e apontando as adequações necessárias frente às novas questões trazidas pelos pacientes. Foi realizado levantamento de artigos abordando o tema e consultadas obras sobre as bases arquetípicas da psicoterapia. O estudo apontou: 1. Que é possível alterar condições do contrato terapêutico, preservando o vínculo; 2. Que o terapeuta deve levar em conta as questões coletivas de seu tempo, deslocando seu foco para a sobrecarga do ego frente ao colapso das grandes narrativas; 3. Que o terapeuta deve contar com o fator transcendental como condutor do processo analítico.
Palavras chave: Contrato Terapêutico, Curador Ferido, Função Transcendente, Inflação do Ego, Psicoterapia Hoje