4 - Apresentação (Online)
6 - A Gnose Otimista (PDF)
Ricardo Pires de Souza
A Gnose Otimista é uma forma de pensamento filosófico-religioso na qual nada há que não seja Deus, já que Deus e a própria Manifestação não apenas se confundem, mas são uma e a mesma coisa. O termo gnose tem o sentido de “conhecer diretamente” e o otimismo se refere à intuição de que Deus não apenas está em tudo, mas é tudo, sendo todo o Universo um imenso organismo vivo. Assim, não há sentido, segundo esta forma de pensar-sentir, em qualquer tipo de exclusão aos ditos aspectos “negativos” da existência, nem parece filosoficamente coerente que somente com o afastamento e a rejeição do mundo material e do próprio homem possa-se chegar a Deus.
Palavras chave: Catolicismo, Gnose, Gnosticismo, Hermes Trismegisto, Hermetismo
12 - O Movimento Expressivo e a Imaginação Criadora (PDF)
Vera Lucia Paes de Almeida
O texto busca ressaltar a importância do conhecimento proveniente do contato com a dimensão imaginativa e com a dimensão corporal, considerando ambos complementares ao conhecimento racional conceitual. Coloca, ainda, o trabalho com o Movimento Expressivo como meio eficaz de desenvolvimento das duas referidas dimensões, possibilitando a integração fisio-psíquica necessária ao processo de individuação.
Palavras chave: Imagem, Linguagem Corporal, Movimento Expressivo, Dualidade, Integração
18 - Psicoterapia e Toques Sutis (PDF)
Luiz Hildebrando Campos Lemos
Beatriz Vianna Henry
Este artigo, apesar de escrito na primeira pessoa, é fruto de um diálogo contínuo entre nós e é, portanto, de dupla autoria. Foi influenciado pelo que foi mobilizado nas discussões do grupo de estudos criado com a proposta de descrever as bases que fundamentam a psicoterapia conforme proposta pelo Dr. Pethö Sandor, pertencente ao CID, Centro de Integração e Desenvolvimento. Discute as bases de uma psicoterapia sustentada por uma visão do ser humano em que psique e corpo são manifestações de um ser integrado. Faz isso levando em conta o pensamento junguiano e aponta para a questão da metodologia em ciências humanas, com seu objeto específico que inclui a subjetividade.
Palavras chave: Imaginação Ativa, Integração, Método Psicoterápico, Psicossomática Relaxamento, Sincronicidade, Trabalho Corporal
26 - Aplicação Indireta de Trabalhos Corporais em Crianças e Adolescentes (PDF)
Céline Lorthiois
Este artigo descreve a situação de violência cotidiana a que estão expostos física e psicologicamente os adolescentes e crianças de uma comunidade rural da Grande São Paulo. Detalha, ainda, o trabalho pedagógico realizado informalmente com esses jovens, que através de dramatizações e atividades corporais cercadas de cuidado e descontração revelaram o grupo e o jogo como edificantes meios de autodefesa lúdica.
Palavras chave: Adolescentes, Crianças, Dramatizações, Trabalho Corporal, Violência
34 - Moda: a Indústria do Figurino da Vida (PDF)
Natália Peric
O texto procura entender a moda a partir do olhar pessoal e utilizar seu mecanismo para o desenvolvimento do “estilista pessoal”, aquele que compreende a interação entre o indivíduo e o universo exterior e cria uma resposta de acordo com as verdades de cada um, destacando características únicas e especiais. Ele é um grande aliado na composição e expressão do figurino diário de cada um.
Palavras chave: Cultura de Massas, Imagem, Individualidade, Mídia, Novidade
40 - Krisis e Kairós em Evanghélos Moutsopoulos (PDF)
Constança Marcondes César
A análise da sociedade contemporânea está ligada, na obra de Evanghélos Moutsopoulos, pensador grego contemporâneo, a uma interpretação da história. Esta é compreendida como uma sucessão de crises e de oportunidades de superá-las, em vista de uma mudança qualitativa da existência. Estabelecendo analogias entre a evolução da história e a música serial, Moutsopoulos , músico e filósofo, trata da relação estreita entre crise e kairós em nossa época.
Palavras chave: Crise, Kairós, Sociedade Contemporânea
48 - Ciclo de Palestras CID “Invocado ou não, Deus estará Presente”:
Jerusalém e Atenas (PDF)
Luiz Felipe Pondé
Nesta palestra realizada na PUC/SP, em junho de 2005, o filósofo Luiz Felipe Pondé discute a relação entre a Filosofia e o Judaísmo sob os pontos de vista da moral e da ética, tomando como base a relatividade inerente a conceitos e definições de homem contemporâneo, saúde, modernidade e desenvolvimento, todos frutos de demandas produzidas em diferentes contextos sócio-históricoeconômicos que fazem parte dos questionamentos da atualidade.
Palavras chave: Ética, Filosofia, Filosofia Moral, Homem Contemporâneo, Judaísmo
58 - Ciclo de Palestras CID “Invocado ou não, Deus estará Presente”:
O Bem e o Mal no Cristianismo (PDF)
Antonio Carlos Galrão Leite Sobrinho
O presente texto trata da introdução e da possibilidade do Mal no mundo, do ponto de vista da Igreja Católica, que prega ter sido o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, e, portanto, incapaz de pecar em sua origem. Discutindo o livre arbítrio e a liberdade, aponta a prontidão para o amor como o único caminho possível de redenção.
Palavras chave: Cristianismo, Bem, Mal, Amor
68 - Ciclo de Palestras CID “Invocado ou não, Deus estará Presente”:
O Bem e o Mal do Ponto de Vista do Islamismo (PDF)
Sheikh Muhammad Ragip
O texto fala da natureza humana sob a ótica do Islã. Comenta sobre a origem do mal e sua influência na criação. Propõe como solução para a integração dos aspectos inferiores da alma aos seus aspectos superiores, a obediência aos preceitos revelados no Sagrado Alcorão.
Palavras chave: Deus, Integração, Obediência, Paixões Inferiores, Paixões Superiores
80 - Ciclo de Palestras CID “Invocado ou não, Deus estará Presente”: O Mal (PDF)
João Bezinelli
O artigo busca fazer uma categorização do conceito de Mal de acordo com a ótica junguiana e seu lugar no processo de individuação.
Palavras chave: Arquétipo, Individuação, Mal, Mal Absoluto, Sombra
92 - O Tempo e o Espaço na Calatonia (PDF)
Lucy Penna
Este é um ensaio reflexivo sobre o papel das imagens durante a Calatonia. Destaca-se a função integradora das imagens espontâneas e propõe-se que sua ocorrência é sincronística com o momento existencial da pessoa. A autora comenta relatos de pacientes em psicoterapia em que ocorreram deslocamentos da consciência no tempo e espaço interiores. Ressalta, ainda, que tais experiências ocorrem em paralelo, tanto em quem recebe os toques quanto em quem os aplica.
Palavras chave: Calatonia, Imagens do Inconsciente, Níveis de Consciência, Psicoterapia Corporal, Sincronicidade
100 - Psicologia Transpessoal, Arteterapia e Calatonia (PDF)
Irene Pereira Gaeta Arcuri
Através dos conceitos da Psicologia Transpessoal - Eu, Ego e Self - o ser humano é visto como um ser que é também espiritual e que em última instância anseia por dar um significado para sua existência, necessitando viver esse significado na vida cotidiana, e tendo por fim, uma realização transcendente. O Espiritual é visto como o reconhecimento da realidade social ou do ideal na natureza; tornar-se uno com esta realidade, ampliando, assim, os limites da sua própria personalidade. As experiências transpessoais dizem respeito à capacidade de ampliação da consciência em direção ao sentimento de unidade. Por meio de um estudo de caso pode-se observar aproximações entre a experiência transpessoal e a calatonia.
Palavras chave: Arteterapia, Calatonia, Eu, Ego, Self, Psicologia Transpessoal
112 - Prática Analítica e Humanização da Assistência (PDF)
Denise Mondejar Molino
Este artigo foi escrito com base nas idéias de Jung; aborda uma experiência de atendimento psicológico à gestação, parto e puerpério na Maternidade Amparo Maternal de São Paulo durante dois anos. Este hospital social incentiva à vivência do parto normal dentro de um projeto de humanização da assistência cujo foco é a experiência subjetiva de cada mulher ao dar à luz. Através do relato de casos atendidos, serão abordados a inserção do trabalho do psicoterapeuta de orientação junguiana, associado às técnicas corporais, o setting terapêutico e a transferência no contexto hospitalar.
Palavras chave: Êxtase, Humanização, Abordagem Corporal, Gestação, Parto e Puerpério, Psicologia Hospitalar