4 - Apresentação (Online)
6 - Calatonia: um Método de Psicoterapia Profunda em Psicossomática (PDF)
Maria Luiza de Sá e Benevides
As técnicas corporais têm sido tradicionalmente utilizadas em Psicossomática como terapia auxiliar. Este artigo pretende recolocar a Calatonia neste universo, reafirmando o Método Calatônico como Psicoterapia Profunda de base analítica junguiana e postura holística, especialmente afinada com a visão mais moderna em Psicossomática: aquela que além das dimensões biológicas, psíquicas e sociais, inclui também o equilíbrio ambiental e a espiritualidade em sua concepção de saúde humana integral.
Palavras chave: Calatonia, Psicossomática, Jung, Estresse, Holismo
20 - Arthur, a Caminho da Transformação (PDF)
Vicente Saldanha
A história aqui apresentada exemplifica, de forma sintética, cinco sonhos que compõem o tema da transformação psíquica e a sua relação com a Alquimia. Arthur, nome fictício do protagonista desta história, é um homem jovem de 35 anos, médico, casado e pai de uma menina de dois anos. Arthur procurou a análise tentando se transformar com relação à sua vida. Através da análise dos seus sonhos, Arthur pôde compreender o verdadeiro estado da sua alma e buscar a expansão desta, da energia criadora, nova forma de vida, em uma nova realidade psíquica, a caminho da transformação.
Palavras chave: Alquimia, Inconsciente, Lápis Philosophorum, Operatrix, Sonhos
28 - O Encontro da Lei com o Humano (PDF)
Aydil da Fonseca Prudente
O texto aborda a dificuldade da Lei e da sociedade de se desvencilhar da influência do discurso econômico, que manipula o pensamento no sentido da necessidade do tratamento coercitivo penal do adolescente infrator. Esta manipulação constrói as condições subjetivas que permitem a projeção coletiva – feita pela sociedade – do arquétipo do criminoso no adolescente em conflito com a lei. O texto aponta, ainda, para a necessidade da percepção dessa manipulação e para a possibilidade da retirada da projeção, o que pode ser entendido como um processo de individuação, que, se bem concluído, levará à ampliação da consciência e, como conseqüência, a práticas criativas e com movimento, no âmbito da Justiça que lida com esse adolescente.
Palavras chave: Adolescente Infrator, Coerção, Criatividade, Lei, Sociedade
38 - Mitos, Contos e Recursos Diversos no Self Grupal Marina Halpern-Chalom (PDF)
Laura Villares de Freitas
São apresentados relatos e reflexões acerca da possibilidade de trabalho psicológico com grupos utilizando-se recursos facilitadores da elaboração simbólica, numa perspectiva educacional e terapêutica. As vertentes de discussão são o trabalho em grupo e a metodologia desenvolvida por meio da narrativa de contos e mitos, assim como de expressões plásticas, dramáticas e corporais. O artigo é apresentado a partir de vivências realizadas em curso de difusão cultural oferecido no IPUSP.
Palavras chave: Contos, Elaboração Simbólica, Mitos, Recursos Expressivos, Self Grupal
46 - Na Psicoterapia Familiar com Crianças (PDF)
Angela Isabel Prado Scuoppo
Este artigo ocupa-se da Psicoterapia Familiar com Crianças. Para a autora, esse sistema terapêutico opera como uma teia relacional complexa, na qual, do Inconsciente, afloram conteúdos muitas vezes trazidos pelas crianças através dos vários recursos comunicativos que lhes são próprios. Os símbolos que emergem pela força criativa do Inconsciente criam aberturas que geram novas perspectivas, competências e ações positivas transformadoras.
Palavras chave: Corpo, Inconsciente, Símbolo, Sincronicidade, Teia Relacional Complexa
58 - Pai-Filho: por uma Relação de Alteridade (PDF)
Maria Beatriz Vidigal Barbosa de Almeida
Tendo em vista a importância do pai em sua função pessoal e arquetípica na estruturação psíquica do filho, este trabalho ressalta a presença da afetividade e subjetividade paternas como favorecedoras do desenvolvimento da alteridade. Observações clínicas têm permitido conferir o quanto ter uma base de conexão consigo próprio, associada à capacidade para a diferenciação e transgressão, são précondições para o desenvolvimento ético e o processo de individuação. Tais reflexões são ilustradas com dois casos clínicos de jovens que se ressentem da falta de um relacionamento saudável com o pai e que desenvolvem comportamentos defensivos opostos em busca de reconhecimento paterno.
Palavras chave: Alteridade, Ética, Processo de Individuação, Relação Pai-Filho, Subjetividade
72 - A Arte Consciente do Movimento “Como-Um”:
Exercícios Cooperativos e Dança Espontânea (PDF)
Mônica Abigail Macedo de Godoy Steiner Trofa
A compreensão da organização do movimento humano nos diz que o corpo possui uma inteligência própria, que normalmente é limitado pelos hábitos. Resgatar os movimentos naturais do cotidiano e despertar esta consciência pelo movimento, através de um processo de aprendizagem simples e natural, leva o indivíduo a expandir suas possibilidades, bem como apropriar-se dignamente de suas ações, percebendo inclusive sua capacidade de escolha diante da pergunta: como desejo viver minha vida?
Palavras chave: Aprendizado Orgânico, Dança Espontânea, Exercício Cooperativo, Jogo Cooperativo, Síndrome de Atlas
84 - Novas Idéias em Resiliência (PDF)
Ceres Alves de Araújo
Resiliência é capacidade universal que permite à pessoa, grupo ou comunidade prevenir, minimizar ou superar os efeitos danosos da adversidade. O comportamento resiliente pode surgir em resposta à adversidade na forma da manutenção do desenvolvimento normal da pessoa, apesar da adversidade vivida ou pode promover crescimento para além do presente nível de funcionamento. Atualmente, a resiliência é uma área já definida no estudo do desenvolvimento humano. Consciência do outro, altruísmo e reverência pela vida são características do ser resiliente. Comportamentos resilientes conduzem a resultados positivos para todos. Respeito pelo outro e respeito por si mesmo são condições determinantes para a resiliência.
Palavras chave: Enfrentamento, Estresse, Qualidade de Vida, Resiliência, Risco
96 - A Representação do Feminino na Mitologia dos Orixás: as Iabás e a Mulher (PDF)
Maria Isabel Marcondes Pontes
Os mitos representam e descrevem padrões arquetípicos que podem explicar a natureza da psique, portanto seu estudo é de interesse dos estudiosos da psicologia analítica. Os temas mitológicos estão no núcleo arquetípico dos complexos, fazendo parte da rede dos arquétipos da psique objetiva. Os mitos dos orixás presentes da cultura do povo iorubá chegaram ao Brasil através dos escravos e são a base das religiões afrobrasileiras como o candomblé. Torna-se importante seu estudo, tendo em vista que o povo brasileiro tem na sua formação a cultura africana. O feminino é representado nestes mitos através dos orixás femininos, as iabás. Os mitos de cada orixá têm determinadas características femininas que se refletem no comportamento da mulher. Neste artigo, tentase estabelecer uma relação entre a mitologia dos orixás femininos e as características psicológicas que possam existir na mulher brasileira.
Palavras chave: Arquétipo Feminino, Mito, Mulher, Orixás Femininos
108 - O Preparo do Profissional de Psicologia para a Aplicação do Trabalho Corporal:
Uma Experiência de Ensino Realizada na Faculdade de Psicologia da PUC/SP (PDF)
Rosa Maria Farah
Este artigo relata o trabalho da nossa equipe junto à Faculdade de Psicologia da PUC/SP no ensino das técnicas de Abordagem Corporal, com destaque para a Calatonia. Acompanhando as reformas curriculares da faculdade o curso atual visa preparar o aluno para atender às novas requisições que vem sendo colocadas ao profissional da área, não apenas nas atividades clínicas tradicionais, mas, também em outras áreas da saúde, educação, prevenção, etc.
Palavras chave: Calatonia, Corporalidade, Ensino de Psicologia, Integração Psicofísica, Trabalho Corporal
118 - Psicologia Analítica e Antropologia do Imaginário:
Mito e Cultura Como Possibilidade de Ensino-Aprendizagem de Inglês (PDF)
Elenice Giosa
Este estudo estabelece um diálogo entre a Psicologia Analítica e o ensino–aprendizagem de Inglês. O problema recai sobre um ensino que privilegia a racionalização, destruindo a criação, faltando equilíbrio entre razão e sensibilidade. A Psicologia Analítica e a Antropologia do Imaginário recuperam a sensibilidade por meio da função mediadora do símbolo e, conseqüentemente, do mito, trazendo para o homem o sentido de sua existência. Assim, observamos a trajetória do ciclo arturiano, base mítica em questão, sua ressonância na cultura e língua britânica. Acredita-se que tal sensibilização permite ao aluno entender a constituição dessa cultura e seus desdobramentos na língua, tornando seu aprendizado mais prazeroso e sua produção lingüística mais rica.
Palavras chave: Ciclo Arturiano, Ensino de Inglês, Mito, Sensibilidade, Símbolo
130 - Transcendência e Paradoxo em Dionísio Areopagita (PDF)
Constança Marcondes Cesar
A obra de Dionísio Areopagita representa uma das mais importantes contribuições filosóficas do encontro entre a tradição grega e a inspiração cristã. O recurso ao paradoxo é a forma utilizada pelo autor para provocar a superação da lógica dos opostos e a consciência habitual, elevando o leitor à idéia da divindade como plenitude absoluta.
Palavras chave: Dionísio Areopagita, Neo-Platonismo, Paradoxo, Tradição Cristã, Transcendência
138 - A Calatonia e o Numinoso (PDF)
Marilena Dreyfuss Armando
Este texto apresenta argumentos e fatos que descrevem a Calatonia, método de relaxamento desenvolvido por Pethö Sándor e constituído de toques sutis aplicados nos dedos e pernas do paciente, como um facilitador do contato com o numinoso. Para Jung, religião é o contato com o numinoso, e por numinoso entende-se um efeito dinâmico, não causado por um ato arbitrário da vontade, que arrebata e fascina e, com isso, transforma a consciência.
Palavras chave: Calatonia, Jung, Numinoso, Pethö Sándor, Religião