4 - Apresentação (Online)
6 - Krishnamurti - A Espiritualidade do Homem Contemporâneo (PDF)
Arnaldo Bassoli
Este artigo é a transcrição de uma palestra realizada no ciclo “Invocado ou não, Deus está presente”. Situa a contribuição de Krishnamurti a uma nova visão da espiritualidade, aproximando-a daquela que o professor Petho Sándor muitas vezes aludia em suas aulas: observação, auto-observação. O eu é uma construção apenas social; a individualidade é feita de coisas coletivas. A espiritualidade verdadeira está não no dogma, na regra, na instituição, mas no momento presente. Para reaprender a observar, é preciso libertar-se dos conceitos e do próprio pensamento; busca-se a racionalidade da percepção e a visão intuitiva.
Palavras chave: Espiritualidade, Observação, Tempo Psicológico, Percepção, Visão Intuitiva
18 - Kairós: O Conceito-Chave da Filosofia (PDF)
Constança Marcondes César
O presente artigo trata das duas dimensões do tempo, o tempo da previsibilidade e repetição e o tempo da ruptura e inovação, e da relação deste tempo com o processo criativo, na cultura grega. Examina o sentido do conceito de Kairós em relação ao tempo, ao espaço e à ação.
Palavras chave: Kairós, Cronos, Tempo, Criatividade, Kairicidade
24 - Individuação na Infância: Construção do Ser Indiviso na Busca pela Completude (PDF)
Gustavo Orlandeli Marques
Mariana Ferreira Leboreiro
Renata Soifer
O processo de individuação como um dos conceitos principais da Psicologia Analítica, passou por revisões ao longo dos tempos. O estudo do desenvolvimento infantil contribuiu para que mudanças e resgates fossem realizados a respeito desse conceito. Este artigo propõe uma breve exposição a respeito do processo de individuação e a infância, em especial dentro da idéia de deintegração e reintegração, de Michael Fordham. Será apresentado um caso clínico em que o início de um movimento deintegrativo-reintegrativo pode ser evidenciado dentro da terapia infantil.
Palavras chave: Infância, Processo de Individuação, Deintegração, Psicologia Analítica, Michael Fordham
34 - A Psicologia Organísmica de Pethö Sándor e o Uso de Desenhos:
o Desvendar de um Rosto, Uma Nova Identidade (PDF)
Lúcia Helena Hebling Almeida
A aplicação de técnicas de relaxamento nesta paciente fizeram com que o esquema corporal pudesse ser resgatado, trazendo uma consciência corporal observada pela evolução dos desenhos e, conseqüentemente, uma modificação da imagem corporal. O distúrbio emocional pode ser expresso não só de maneira intelectual, mas também “conferindo-lhe uma forma visível”, pela pintura ou pelo desenho, nos quais as pessoas “expressam seus afetos por meio de imagens” (JUNG, 1991, p. 83).
Palavras chave: Psicologia Junguiana, Calatonia, Corporeidade, Técnicas de Relaxamento, Desenhos
48 - A Dor como Processo Iniciático (PDF)
Bianca Agresta de Carvalho Domanicos
Este artigo estabelece uma relação análoga da dor física, vivenciada pelo homem moderno, e os processos iniciáticos vivenciados pelos povos primitivos e civilizações antigas. O propósito dos ritos iniciáticos é tornar conscientes as experiências de vida na linguagem da Alma (Self), através dos mitos, símbolos e rituais, semelhante ao que ocorre no processo da dor física e da doença. A dor física pode ser considerada como expressão simbólica dos conteúdos do inconsciente pessoal e coletivo – o curador interno, o mártir – vivenciadas no corpo, contribuindo para os valores morais e éticos, e constituindo um importante papel na regulação do comportamento e das relações interpessoais.
Palavras chave: Ritos Iniciáticos, Dor, Morte Iniciática, Processo Saúde-Doença, Transformação
56 - O Símbolo do Coração - Emoções e Atitudes do Coronariopata (PDF)
Irit Grau Kaufmann
Esta pesquisa teve como objetivo estudar os aspectos psicológicos e simbólicos associados à doença coronariana e mobilizados pela experiência do infarto. Para isso, foi feito um estudo das emoções e das atitudes de 4 pacientes coronariopatas que já sofreram um infarto do miocárdio, sendo possível compreender a relação destes pacientes com a doença e seus corações, além do lugar que esta experiência ocupa em suas vidas.
Palavras chave: Emoções, Atitudes, Coração, Símbolo, Psicologia Analítica
74 - A Emigração de Trabalhadores Nipo-Brasileiros (Dekasseguis) para o Japão (PDF)
Julia Kubo Saito
Em 1985 teve início um fluxo emigratório de trabalhadores nipo-brasileiros em direção ao Japão, que viveu um grande aumento na década de 1990. No ano de 2000 havia no Japão mais de 250.000 brasileiros. Acreditamos que, apesar de a maioria dos emigrantes nipobrasileiros considerar que a principal motivação para ir ao Japão seja de ordem financeira, existam outros fatores influenciando nesta decisão. O objetivo deste trabalho é apresentar o fenômeno emigratório de trabalhadores nipo-brasileiros para o Japão e investigar o significado simbólico das migrações.
Palavras chave: Psicologia Analítica, Migração, Emigração, Dekassegui, Significado Simbólico
82 - A Calatonia e os Níveis de Consciência (PDF)
Lucy Penna
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as condições psicológicas durante a aplicação do método calatônico, focalizando as variações no continuum consciência-inconsciente. Utiliza-se o diagrama de Fischer (1971) sobre os níveis de ativação fisiopsíquica ergotrópica e trofotrópica, para situar o processo calatônico do ponto de vista da experiência subjetiva e objetiva. A rede de experiências sincronísticas que ocorre durante a aplicação da calatonia é semelhante a uma innernet porque surgem conexões intrapessoais, interpessoais e transpessoais, que devem ser observadas com atenção no trabalho clínico.
Palavras chave: Calatonia, Níveis de Consciência, Integração Psicofísica, Trabalho Corporal em Psicoterapia, Criatividade
96 - Pedagogia Profunda. Por Quê? Para Quê? Como? (PDF)
Céline Lorthiois
Este artigo descreve a busca de uma Pedagogia capaz de considerar a criança na sua totalidade e de incluir a alma no processo educacional. Baseada no pensamento de C. G. Jung, a prática desta Pedagogia envolve jogos, trabalhos corporais, dança, técnicas artesanais e trabalho com a matéria.
Palavras chave: Pedagogia Profunda, Corpo, Calatonia, Sentido, Jogo
106 - The Eye Looks Both Ways: Reflections on Symbolic Expression (PDF)
James Hollis
We are most influenced by and at the mercy of the invisible world. How, and in service to what agendas, do autonomous images arise from the human psyche, express themselves through symbol, move us, and constitute a compelling alternate to the tangible world seen by the corporeal eye. Jung’s articulation of psychic process one hundred years ago provides considerable illumination on not only on how images occur to each of us, but how surrealism soon emerged as a force in modern art.
Keywords: Instinct, Consciousness, Images, Transcendent Function, Arts