4 - Apresentação (Online)
6 - A Arte e Individuação: a Pintura de Peter Birkhäuser (PDF)
João Bezinelli
42 - Catábase, Alquimia e Processo de Individuação (PDF)
Camila André de Souza
Catábase é a descida do ego aos ínferos em busca de acessar e incorporar aspectos mais profundos até então inconscientes. Mas para que a descida seja proveitosa, é necessária a anábase: o retorno à superfície, de maneira que a pessoa possa ampliar sua consciência e usufruir das aquisições provindas do submundo. Esse caminho de descida e posterior subida do inconsciente é parte da individuação, processo descrito por Jung (2012a) como um caminho realizado pelo indivíduo em busca de suas realidades fundamentais. A proposta de propiciar um diálogo entre esses temas e a alquimia é devido ao fato de encontrarmos nos estudos alquímicos um simbolismo concretizado desse processo de integração de opostos. As transformações alquímicas são também a expressão das transformações da alma em busca de uma personalidade mais inteira.
Palavras chave: Catábase, Inconsciente, Alquimia, Individuação, Integração
52 - Complexo Cultural na Formação Médica: Desafios para o Herói? (PDF)
Felipe Azevedo Jacob
Renato Oliveira Rossi
Renata Ferreira Simões de Souza
Fernanda Gonçalves Moreira
Observa-se a incidência crescente de adoecimento mental entre médicos e estudantes de medicina. Este trabalho tem o objetivo de examinar os conflitos e ambivalências da jornada heroica médica desde a sua formação universitária, incluindo a construção da sua identidade grupal, do seu papel atual na sociedade e a dialética entre esse papel e o aspecto coletivo do cuidar para caracterizar esse complexo cultural. Percebemos que a formação e a prática médicas somam dificuldades no equilíbrio interno entre os arquétipos do herói e do velho sábio, trazendo o risco de hipertrofia da persona e de fixação da sombra. Tais elementos podem se constituir num complexo cultural evidenciado pelo adoecimento progressivo deste grupo social.
Palavras chave: Complexo Cultural, Jornada do Herói, Ensino Médico, Persona, Identidade Profissional
64 - Esquizofrenia Infantil: Compreensão, Diagnóstico
e Considerações sobre um Caso na Clínica Analítica (PDF)
Maíra Meira Nunes
Desde os trabalhos iniciais de C. G. Jung, a psicologia analítica propõe que a caracterização da esquizofrenia está relacionada a uma possível fragmentação egóica e/ou irrupção de conteúdos do inconsciente a partir de vivências de teor afetivo, em geral ocasionando descontinuações da personalidade. Na infância, os fatores egóicos encontram-se em fase de estruturação, mas ainda assim é possível compreender as demandas psicopatológicas nessa fase, o que pode auxiliar no norteamento da psicoterapia. O objetivo do presente artigo é o de salientar e discutir sobre aspectos históricos e conceituais acerca da esquizofrenia infantil através de revisão bibliográfica, bem como tecer considerações sobre um caso clínico, ampliando uma perspectiva de compreensão a partir das contribuições da psicologia analítica. Conclui-se que o fator simbólico está presente em variadas expressões subjetivas na esquizofrenia, e desempenha um papel na elaboração dos conteúdos significativos.
Palavras chave: Esquizofrenia Infantil. Psicologia Analítica, Psicopatologia, Psicodiagnóstico, Psiquiatria
80 - “Insignificante ou Excessiva”: Representações Corporais,
Emocionais, Oníricas e Espirituais do Trauma (PDF)
Patrícia Cypriano Seixas
O objetivo do presente artigo é descrever tanto o quadro geral de uma paciente cuja corporeidade e vida onírica revelam – e tentam elaborar – a realidade do trauma assim como a consequente abertura de sua psique para a espiritualidade. Também serão apresentadas reflexões teóricas sob a orientação da Psicologia Analítica que foram mobilizadas pela narrativa da paciente e pelo processo psicoterapêutico em si.
Palavras chave: Trauma Crônico, Transtorno Alimentar, Feminino Ferido, Espiritualidade,
Desenvolvimento da Personalidade, Individuação
92 - O Papel Epistemológico do Corpo na Psicologia Complexa (PDF)
Fabiana Haddad Kurbhi
Este artigo pretende identificar os princípios epistemológicos que norteiam a psicologia complexa de C. G. Jung, definir de onde parte o olhar junguiano sobre o mundo e qual o papel do corpo no processo de conhecimento sobre o mundo. Neste percurso, recorreremos a autores como Clarke, Papadopoulos, Penna e Shamdasani, que se dedicaram a este tema, para reconstituir o caminho metodológico usado por Jung nas suas investigações clínicas a fim de identificar as bases de seu pensamento. Veremos que Jung esteve envolvido na validação do saber psicológico como ciência desde o início de seus escritos e se aproximou do fenômeno psicológico de diversas maneiras sempre se referindo à participação do corpo neste processo e em busca de interlocutores que referendassem a sua postura epistemológica. O corpo parece ter sido assumido uma função importante na psicologia complexa na medida em que é entendido como parte dos processos psíquicos.
Palavras chave: Epistemologia, Corpo Psicologia Complexa, Ciência Psicológica
104 - Sobre a Possibilidade de Integração dos Opostos (PDF)
Maria Elizabeth Fontes
Reflexão sobre o processo de individuação formulado por C.G. Jung na prática da psicoterapia, observando a transferência e a integração dos opostos, à semelhança da alquimia medieval e alquimia chinesa.
Palavras chave: Processo de Individuação, Alquimia Medieval e Chinesa
112 - Teatro da Alteridade: dos Espaços Urbanos da Vida ao Cemitério como Palco (PDF)
Patrícia Teixeira Alves
O presente artigo busca discutir a potencialidade do processo teatral como um processo de alteridade em que vários símbolos vão se constelando dentro da montagem de um espetáculo com atores e não-atores, que compartilham e vivenciam seus mitos por meio de personagens; além da estética artística, o objetivo deste processo, possibilita o contato com uma estética de vida mais dialética e criativa. O trabalho de forma terapêutica, busca o acesso, ampliação e elaboração de processos psíquicos a partir da experiência do mito vivo no corpo.
Palavras chave: Processos Criativos, Jung, Mito, Teatro