top of page

Palavra da Editora
Por mais que o tempo passe e a tecnologia mude a cara do mundo, a leitura continua sendo uma das muitas formas de adquirirmos conhecimento.
Ler é parte da formação cultural dos indivíduos, estimula a imaginação e proporciona muitas descobertas em todas as áreas, e não apenas do conhecimento. Ler é também uma arte de interpretar: do desenho das letras ao sentido do texto, do sentido literal a um sentido mais amplo, do concreto ao simbólico. Também preserva lembranças, cria outras novas, traduz ou tenta traduzir estados de espírito e vivências interiores.
Tendo tudo isso em vista, convido o leitor a embarcar em mais uma viagem no universo dos autores dos textos deste número da Hermes.
Que a leitura deles traga conhecimento e prazer a quem se interessar.
Agradeço aos autores que dedicaram parte de seu tempo para colaborar conosco!

Boa leitura!

Leda Maria Perillo Seixas

 

 

ARTIGOS:

14 - A Beleza enquanto Máscara da Transcendência - PDF
Constança Marcondes Cesar

A Coluna Sem Fim, nome de uma das últimas obras de Brancusi, e também o nome de uma peça de teatro, em três atos, de Mircea Eliade, na qual este aborda o sentido sacral das criações do artista romeno, inspiradas nas tradições populares de seu país. Nos três atos Brancusi aparece como personagem. No último ato, elucida o propósito da criação da que é considerada como sua obra-prima, a Coluna Sem Fim: levar o homem a transcender a si mesmo, a buscar uma contínua auto superação, pela contemplação da beleza.

Palavras chave: Eliade, Brancusi, Axis-Mundi, Coluna sem Fim

14 - Byung-Chul Han, Filósofo da Pós-Modernidade - PDF
Paulo Toledo Machado Filho

Resenha das obras do filósofo coreano radicado na Alemanha, ByungChul Han, crítico da sociedade pós-moderna e do neoliberalismo.

Palavras chave: Pós-modernidade, Neoliberalismo, Globalização, Filosofia, Estética

 

 

20 - Coletivo Rede Semente: a Escuta que faz Brotar - PDF

Daniela Bonafé

Este artigo foi elaborado a partir de uma reflexão sobre a prática realizada através do projeto Coletivo Rede Semente no Ensino Fundamental II da educação municipal de São Paulo entre 2017 e 2019. O Coletivo faz parte da rede protetiva e age em consonância com as principais legislações, integrado com outros equipamentos da Prefeitura Municipal de São Paulo nas áreas de saúde e assistência social, atuando na prevenção e no cuidado. Permeando a Pedagogia Profunda, a Arte e os Direitos Humanos, numa perspectiva freireana, a práxis tem como fio condutor a livre escuta dos jovens em situação de vulnerabilidade emocional, através de relatos de suas histórias, atividades terapêuticas, trabalhos voluntários, visitas a espaços de cultura e lazer, entre outros percursos.

Palavras chave: Escuta, Pedagogia Profunda, Educação, Arte, Direitos Humanos

 

30 - Comportamento Suicida na Adolescência: a Morte de Quê? - PDF
Cláudia Capelini Picirilli

Este artigo problematiza o tabu do suicídio na perspectiva da psicologia analítica partindo de referenciais teóricos como Neumann, Hillman e o próprio Jung. Utiliza, também, textos elaborados por outros pesquisadores buscando entrar em contato com elementos que possam contribuir para a análise dos delicados temas da morte e do comportamento suicida, especialmente na adolescência. Ao percorrer estas linhas o leitor encontrará inúmeros questionamentos sem quaisquer intenções de tecer respostas objetivas. Ao contrário, destina-se a fazer emergirem conteúdos sombrios à luz de nossas consciências, convidando também analistas junguianos e instituições formadoras para uma reflexão acerca da realidade social brasileira e da inserção dos psicólogos neste campo teórico.

Palavras chave: Morte, Suicídio, Adolescência, Analista, Psicólogo

 

 

46 - Eutonia e Criatividade - PDF
Regina C. Balieiro Devescovi

 

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Eutonia a partir de seu recurso de base: a tomada de consciência das sensações, sentidas durante as vivências eutônicas, e de seus desdobramentos. Trata-se de buscar compreender como se dá a passagem das sensações à percepção e de como os processos sensório-perceptivos, se regularmente conduzidos com cuidado, interesse e atenção, podem remeter a estados mais expandidos de consciência, bem como favorecer o desenvolvimento de estilos de comunicação mais conscientes, responsáveis e criativos com o mundo. Este artigo tem um caráter ensaístico, apresenta alguns vislumbres dos conteúdos correntes na Eutonia ( citando Gerda Alexander – criadora deste método – e Merleau-Ponty entre outros autores) e articula esses conteúdos à obra de Carl G. Jung e Jean-Yves Leloup.

Palavras chave: Eutonia, Sensação, Percepção, Intuição, Criatividade, Espiritualidade

72 - Narrativas de um Processo de Escuta: o Corpo e a Voz da Criança - PDF
Natália Beloti Dias Camelo

Este artigo propõe o compartilhamento de relatos e reflexões vivenciadas no espaço formal de ensino com crianças de seis a oito anos de idade, com metodologia consistindo em práticas de processos artísticos manuais e corporais de livre escolha embasadas na Pedagogia Profunda que utiliza como eixo teórico a psicologia junguiana. A investigação parte da observação de como tais práticas reverberaram nas manifestações emocionais observadas dentro de um ambiente de escuta, liberdade e autonomia.

Palavras chave: Cultura da Infância, Movimento, Pedagogia Profunda, Escuta, Arte Educação

 

 

78 - O Desenho como Símbolo: uma Revisão da Expressão Gráfica pela Ótica da Psicologia Analíticas - PDF
Letícia Veiga Sacramento

Ivelise Fortim

Esse trabalho tem como objetivo discutir a compreensão da psicologia analítica acerca da expressão gráfica, mais especificamente dos desenhos. Será feito um panorama das implicações positivas que os desenhos podem trazer tanto para o sujeito que desenha, quanto para a psicóloga que se utiliza desse recurso. Não só o desenho pode ser uma fonte muito proveitosa de conteúdos inconscientes e de uma análise profunda, mas também que o próprio desenhar e a expressão criativa do indivíduo podem trazer inúmeros benefícios, pensando inclusive na atitude criativa como terapêutica em si. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico que se estruturou a partir de dois pilares principais: o embasamento teórico da análise simbólica dos desenhos de acordo com Carl G. Jung e outros autores pós-junguianos, e a apresentação de instrumentos clínicos e métodos que se utilizam dos desenhos dentro da área de atuação da psicologia analítica.

Palavras chave: Desenhos, Técnicas Projetivas Gráficas, Símbolos, Psicologia Analítica, Pós-Junguianos

 

 

96 - Religião, Espiritualidade e Saúde: uma Exploração Histórico-conceitual na Psicologia Analítica - PDF
Mateus Donia Martinez

Douglas Kawaguchi

José Jorge de Morais Zacharias

Ricardo Assarice dos Santos

Ricardo Nogueira Ribeiro

A literatura sobre saúde e espiritualidade é crescente e são vários os estudos e compreensões sobre o fenômeno. O uso do termo espiritualidade não era comum nas origens dessa área de pesquisas, interessada também nas experiências anômalas e religiosas. Diversas experiências desse tipo e questionamentos sobre elas permearam a vida e impactaram diretamente a obra de C. G. Jung. Assim, por meio de uma revisão narrativa na literatura junguiana, este artigo busca (1) explicitar a relevância histórica dos estudos relacionados à religião para a construção do pensamento junguiano, (2) apresentar noções e conceitos junguianos fundamentais para a compreensão dos significados de religião, espiritualidade e saúde (3) e discutir as possíveis implicações da religião e da espiritualidade para a saúde mental.

Palavras chave: Espiritualidade, Saúde, Experiências Anômalas, Psicologia Analítica

bottom of page