Palavra da Editora
 

Há uma antiga maldição chinesa que diz: Que você possa você viver em tempos interessantes! De fato, nunca pensei que viveríamos tempos tão “interessantes”: o ano de 2020 foi um divisor de águas e nada será como antes. O isolamento social imposto pela pandemia gerou conflitos e inseguranças, crises de ansiedade, pânico, mas também solidariedade, reaproximação de amigos e buscas de um centro interior capaz de encontrar um sentido, já que no mundo exterior reina o caos. Novas formas de aprendizagem à distância foram testadas, algumas com bons resultados, outras nem tanto...

O mundo de fora adoeceu e só pode ser alcançado com restrições. Talvez seja um bom momento para olharmos mesmo para dentro e descobrir, ou melhor, encarar face a face a nossa alma sempre relegada a segundo plano, esquecida ou misturada com as atividades e lidas do dia a dia.

Neste número da Hermes apresentamos três artigos sobre a pandemia, cada um sob uma perspectiva diferente. Uma análise do filme Jogos Vorazes, de um conto de Clarice Lispector, Perdoando Deus (como isto é necessário!), um artigo sobre o bem estar que a Calatonia produz em pacientes com câncer, outro sobre o sofrimento que gera a automutilação e uma contribuição generosa de James Hollis onde ele reflete sobre um tema que interessa a todo aquele que trabalha em relações de ajuda: Quem cura o curador?

Introduzimos a partir deste ano no Conselho Editorial nossa correspondente no exterior, Anita Ribeiro-Blanchard, que muito tem contribuído com suas pesquisas sobre Calatonia e neurociência.

Na esperança de um ano melhor desejo a todos uma boa leitura!

 

Leda Maria Perillo Seixas

 

 

ARTIGOS:

6 - Análise do Conto Perdoando Deus, de Clarice Lispector - PDF
Victoria Diniz Hosni

O presente artigo objetiva fazer uma leitura do conto Perdoando Deus, de Clarice Lispector, a partir da perspectiva junguiana. Os conceitos de símbolo, persona, sombra, individuação e Self foram apresentados e relacionados com passagens do conto, estabelecendo um possível diálogo com a Psicologia Analítica.

Palavras chave: Clarice Lispector, Conto, Diálogo, Psicologia Analítica

16 - Análise do Filme Jogos Vorazes: Persona e Jornada da Heroína - PDF
Giovana Zini Raucci

O presente artigo faz uma breve análise das transformações da personagem Katniss Everdeen, ao longo do filme Jogos Vorazes, abordando o desenvolvimento da persona e sua jornada heroica. Jogos Vorazes é uma saga de três livros, escrita por Suzanne Collins, que foi adaptada em quatro filmes. Para o trabalho,apenas o primeiro filme, intitulado Jogos Vorazes, é analisado.

Palavras chave: Jogos Vorazes, Katniss Everdeen, Persona, Individuação, Jornada da Heroína

 

 

26 - Automutilação em Adolescentes: Fendas na Alma Ocasionadas pelo Transtorno Borderline - PDF
Luciana F. Derenze

O presente artigo trata das motivações que levam um adolescente a automutilar-se. Observou-se que o comportamento de automutilação é recorrente em pacientes que sofrem do Transtorno de Personalidade Borderline, mas nem toda pessoa que se automutila tem o transtorno.

Palavras chave: Automutilação, Cutting, Escarificações, Pele, Transtorno de Personalidade Borderline

40 - Calatonia no Bem-Estar dos Pacientes com Câncer: Bases Neuropsicológicas - PDF

Anita Ribeiro Blanchard

Do diagnóstico de câncer até o seu desfecho, existe um percurso que requer, entre outras qualidades, autoentendimento, amor próprio, autocuidado e fortitude, seja para encontrar a recuperação completa, a sobrevida ou a transição pela morte física. Nessa trajetória, a Calatonia Calatonia se insere como uma técnica de apoio aos tratamentos, por mobilizar recursos internos para aumentar a resiliência, a capacidade de autoentendimento e transformação.

Palavras chave: Escuta, Corregulação, Bem-estar, Transições, Calatonia, Resiliência

 

56 - O Coronavírus e o Mundo em Suspensão: Considerações sobre a Vida e Educação,
no Contexto da Psicologia Analítica e Pedagogia Simbólica
- PDF

Valeria Sanchez Silva

Este artigo trata da vida em suspensão mediante a crise sanitária da Covid-19. A rede sistêmica das relações se afeta e é afetada por hábitos da cultura em transição, do sistema patriarcal à alteridade. Propõe um diálogo entre as ciências: psicologia, meio ambiente, política, saúde, sociedade, educação e cultura, onde a convergência verte na direção de uma educação viva, proposta pela pedagogia simbólica de Carlos Amadeu Byington. A Educação como prática de coexistir perpassa as dimensões da vida, que nestes tempos exigem ressignificação; do micro ao macro, de modo holístico.

Palavras chave: Covid-19, Crise Sistêmica, Jung, Pedagogia Simbólica

 

 

68 - Tempo de Pandemia - PDF
Paulo Toledo Machado Filho

 

Estudo reflexivo sobre a pandemia do COVID-19: efeitos da pandemia e do isolamento social sobre o tempo, o corpo das pessoas e sobre o planeta, os aspectos simbólicos, e como a polarização política e social, como expressões da sombra coletiva, interferiram no controle da pandemia.

Palavras chave: Pandemia, COVID-19, Tempo, Corpo, Sombra Coletiva

80 - Um Breve Testemunho do Corpo On-line na Psicoterapia e no Movimento Autêntico em Tempos de Pandemia - PDF
Mara de Castro Oliveira

Trata-se de um breve testemunho sobre as experiências vividas on-line nos atendimentos verbais e na prática do Movimento Autêntico. Envolve reflexões sobre a natureza do encontro-corporificado on-line entre paciente e psicoterapeuta, os entendimentos entre o antigo e o novo modo de atender que se apresenta na pandemia; e faz apontamentos sobre como os elementos característicos da conexão on-line intervêm nessas práticas em suas versões on-line.

Palavras chave: Psicologia Analítica, Movimento Autêntico, Percepção do Corpo, Psicoterapia On-line, Abordagem Somática

 

 

86 - Who Heals the Healer? The Profile of the Wounded Healer - PDF
James Hollis