top of page

Palavra da Editora
 

Passamos pelo segundo ano de pandemia pelo COVID 19, e parece que estamos começando a perceber uma luz no fim do túnel. Com a vacinação em massa da população, o número de casos diminuiu significativamente, assim como o número de óbitos.


Entretanto, os efeitos psicológicos, políticos, sociais e econômicos ainda se fazem sentir. No mundo inteiro muitas discussões sobre a obrigatoriedade ou não da vacina, mostrando grande dificuldade em estabelecermos um limite entre a liberdade pessoal e a saúde pública. A saúde virou tema de política, dividindo famílias e grupos de amigos. Muitas empresas e pequenos comerciantes enfrentam sérias dificuldades, o preço de tudo alimentando a inflação, em vez das famílias menos favorecidas.
Sobreviveremos a isto, e de que maneira?


Este ano a Hermes traz uma coleção de artigos que tratam indiretamente da questão da pandemia, como a necessidade de aprendermos a lidar com os símbolos, um artigo provocativo sobre as posições políticas no Brasil e a contribuição de jovens autoras sobre os efeitos do ensino de trabalho corporal realizado à distância.
Ainda sobre símbolos, temos uma reflexão sobre o trajeto do atleta-herói e uma reflexão sobre o I Ching e a sincronicidade.


Sobre trabalho corporal contamos com uma pesquisa sobre ritmos ultradianos,  sobre a eutonia e uma apresentação da prática de Jin Shin Jyutso.


E last but not least, um histórico interessantíssimo sobre a psicologia anomalística.


Antes de terminar, gostaria ainda de fazer uma homenagem a duas pessoas que nos deixaram este ano: Maria Amélia Pereira, a Péo, amiga querida e grande educadora, e o Dr. Leon Bonaventure, escritor, estudioso e tradutor da obra de Jung. Ambos deixaram marcas de sua passagem: sentiremos sua falta!


Desejo boa leitura e tempos melhores pela frente!
 

Leda Maria Perillo Seixas

 

 

ARTIGOS:

6 - A Dança das Polaridades e os Símbolos Fundamentais - PDF
Paulo Toledo Machado Filho

O artigo discute a importância do processo simbólico e do conhecimento dos símbolos fundamentais como instrumento psicológico apaziguador neste momento de crise de valores e profunda polarização da consciência coletiva.

Palavras chave: Polarização de Opiniões, Símbolos e Símbolos Fundamentais, Simbolismo, Processo de Individuação

18 - Colapso: o Complexo Cultural da Cordialidade e Seus Reflexos na Pandemia da Covid-19 - PDF
Danilo Silva de Meneses

A pandemia da Covid-19 colocou a capacidade de ação, empenho e resiliência de líderes mundiais, bem como de suas nações, à prova. 2020 e 2021ficarão marcados como os anos em que a sociedade moderna, a mais tecnológica até então, enfrentou um dos males mais antigos da humanidade: um vírus. A partir desse fato, o presente artigo teve como objetivo analisar e refletir, a partir do mês de março de 2021 – mês em que o Brasil atingiu o seu pior momento da pandemia, culminando no maior colapso dos sistemas sanitário e hospitalar do país – se o advento da Covid-19 pode ter nos colocado, novamente, em contato com uma das características mais antigas do Brasil como nação: o Complexo Cultural da Cordialidade. Para este propósito, foi utilizado o método de revisão bibliográfica e pesquisa documental, com o intuito de analisar as falas do presidente do Brasil, e de que maneira elas influenciaram a população a não adesão do isolamento social como arma no combate ao vírus. Como resultado, foi possível perceber que, movido pelo Complexo Cultural da Cordialidade, Bolsonaro conseguiu ativar este mesmo Complexo em parte da população, fazendo com que essa parte reproduzisse suas intenções pelo Brasil.

Palavras chave: Inconsciente Coletivo, Psicologia Analítica, Arquétipos

 

 

32 - Do Simbólico ao Literal: um Estudo Sobre a Representação da Imagem Corporal Durante a Pandemia de Covid-19 - PDF
Ana Paula de Queiroz Bambace
Laíza Carreira Domingos
Maia Camila Lyra Schamó
Marina de Paula Oliveira Rosa
Patricia Sousa Bezerra

A seguinte pesquisa qualitativa se propôs a investigar os impactos do contexto da pandemia da COVID-19 nas aulas do núcleo “O Corpo na Psicologia” oferecido às estudantes do último ano de graduação do curso de Psicologia da PUC-SP, visto que o ensino foi realizado remotamente de forma inédita em 2020. Com a realização do “Relaxamento do Carimbo”, atividade realizada todos os anos na disciplina, observou-se uma diferença entre a produção da turma remota quando comparada às presenciais e os exemplos do livro "Integração Psicofísica: o Trabalho Corporal e a Psicologia de C. G. Jung” (FARAH, 2008). Partindo disso, essa pesquisa teve como objetivo identificar e descrever quais foram os fatores que levaram a essas dissonâncias a partir da análise documental dos desenhos da turma de 2020 e as anteriores, com o aporte teórico da Psicologia Analítica. Constatou-se que a pandemia pelo novo Coronavírus, o consequente isolamento social, o modelo de aulas remotas e os impactos de tais circunstâncias afetaram as produções das estudantes, assim como suas respectivas imagens corporais. A progressiva adaptação a tal modelo, além do trabalho corporal, contribuiu para a reaproximação das estudantes com seus próprios corpos. Conclui-se que os rabiscos, omissões e linhas embaralhadas presentes nos desenhos da turma de 2020 poderiam refletir a vivência coletiva da pandemia e do consequente isolamento social.

Palavras chave: Covid-19, Imagem Corporal, Educação à Distância, Teoria Junguiana

44 - A Trajetividade do Atleta-Herói: entre o Mito e o Imaginário - PDF

Rafael Campos Veloso
Katia Rubio

Do diagnóstico de câncer até o seu desfecho, existe um percurso que requer, entre outras qualidades, autoentendimento, amor próprio, autocuidado e fortitude, seja para encontrar a recuperação completa, a sobrevida ou a transição pela morte física. Nessa trajetória, a Calatonia se insere como uma técnica de apoio aos tratamentos, por mobilizar recursos internos para aumentar a resiliência, a capacidade de autoentendimento e transformação.

Palavras chave: Esporte, Imaginário, Atleta, Herói, Mito

 

54 - I Ching e Sincronicidade - PDF
Betty Fontes

Reflexões sobre como o I Ching, o Livro das Mutações, livro de sabedoria taoista chinês, através da sincronicidade auxilia no autoconhecimento, necessário ao processo de individuação que C. G. Jung formula e teoriza.

Palavras chave: I Ching, Sincronicidade, Autoconhecimento, Processo de Individuação, Carl Gustav Jung, Wolfgang Pauli

 

 

68 - A Integração Fisiopsíquica na Perspectiva da Resposta de Cura dos Ritmos Ultradianos - PDF
Branca Paperetti
Valéria Peluso Marques

 

A proposta deste estudo é relacionar os conhecimentos sobre as possibilidades de integração físiopsíquica através da sincronização com os intervalos de respostas naturais de regeneração e recuperação, denominados de Resposta de Cura Ultradiana pelo Dr. Ernest Rossi e ampliações dos estados de consciência vivenciadas nos trabalhos corporais percebidos, reconhecidos e propostos por Dr. Pethö Sándor dentro de uma perspectiva Junguiana.

Palavras chave: Ritmos Ultradianos, 20 Minutos de Resposta de Regeneração , Restauração Psico-Fisiológico , Estresse Ultradiano , Criatividade , Sincronização Consciente

78 - Inscrições e Transcrições do Corpo no Pensamento de Jean-Luc Nancy e Georges Bataille e na Eutonia - PDF
Gabriela Bal

Este artigo articula o corpo à palavra e a palavra ao corpo. A partir da experiência da corporeidade, da en-carnação, em companhia dos filósofos Jean-Luc Nancy e Georges Bataille, apresenta-se um referencial epistemológico valioso para se pensar a relação corpo-mente em diálogo com as educações somáticas e, mais especialmente, com a eutonia. Desde o resgate do sentido originário da palavra eutonia, ao manejo clínico de experiências de ruptura da continuidade, inscritos traumaticamente no corpo, nas emoções e nos pensamentos, e de suas expressões psicossomáticas, especialmente os sentimentos de descontinuidade e não pertença, em companhia de Gerda Alexander e Gilberto Safra, explicitam-se os fundamentos epistemológicos da eutonia capazes de promover a integração de fraturas éticas originárias.

Palavras chave: Jean-Luc Nancy, Georges Bataille, Eutonia, Corpo, Trauma, Ruptura Originária

 

 

94 - Meu encontro com Jin Shin Jyutsu - PDF
Érika Ramos

Este texto tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, a história e os princípios filosóficos da milenar arte de cura Jin Shin Jyutsu.

Palavras chave: Energia vital, Saúde, Paz interior, Natureza

100 - Apropriando-se de uma Herança: Psicologias Subliminais e seus Pioneiros - PDF
Punita Miranda

Este ensaio visa explorar algumas das repercussões teóricas relativas ao debate sobre a dimensão orientada para o crescimento da personalidade que ocorreu na tradição das psicologias de transcendência no final do século dezenove. O eixo psicoterapêutico franco-suíço-inglês-norte-americano foi o nome dado à ‘aliança informal’ de cientistas de ponta que investigaram uma série de fenômenos ocultos e paranormais que variavam desde o sonambulismo, estados de transe hipnóticos, duplicação da consciência e personalidades múltiplas a mediunidade e fantasias esquizofrênicas patológicas. Os novos insights sobre o complexo fenômeno de dissociação psíquica postulou uma região que era, não apenas reservatório de trauma, mas também, fonte de uma potencialidade além da consciência normal, uma noção que foi continuada e desenvolvida na psicologia de Jung.

Palavras chave: Dissociação, Hipnotismo, Fenômenos Ocultos, Mediunidade, (Janet, Myers, James, Flournoy, Jung)

bottom of page