ARTIGOS:
06 - Ártemis e o Arquétipo do Feminino Independente no Girls Rock Camp Brasil - PDF
Tatiana Amendola
Este trabalho visa fazer uma reflexão acerca de grupos e coletivos femininos, especialmente o projeto Girls Rock Camp Brasil, tendo como fundo arquetípico o mito da deusa Ártemis; e a representação do feminino independente e libertário. O atendimento psicoterapêutico a jovens e mulheres coloca em evidência uma mudança social, cultural e psíquica manifestada por meio do novo modelo de feminino que emerge e se consolida, em detrimento do feminino sempre alicerçado e construído a partir das relações tradicionais entre mulheres e homens. Os coletivos e grupos femininos se constituem como espaços importantes nos quais germina o feminino libertário; e a vivência desses grupos ao longo da adolescência, período de ativação intensa dos conteúdos inconscientes, pode ser determinante para o futuro dessas jovens.
Palavras chave: Adolescência; Mulher; Coletivos Femininos; Feminismo; Psicologia Analítica.
22 - Comunicação Não Verbal e Ferramentas Somáticas na Solução de Conflitos Jurídicos: Mediação Mediada pelo Corpo - PDF
Elvira Maria Leme
A mediação mediada pelo corpo (MMC) é uma metodologia que vem sendo testada e desenvolvida nas audiências de conciliação/mediação judiciais na área família e cível processual/pré processual do Tribunal de Justiça de São Paulo. Utilizam-se técnicas corporais não verbais, advindas do campo da Psicologia, para o restabelecimento da comunicação/interação social, buscando oferecer uma resposta para a equação tempo e efetividade na resolução de conflitos e contribuir para o processo de comunicação não-verbal na solução de conflitos jurídicos. Numa sessão de conciliação/mediação judicial a escuta ativa, ouvir e interpretar, legitimação dos sujeitos participantes e conexão empática são ferramentas comunicacionais que demandam a comunicação não-verbal e a escuta do corpo. Contudo esta é negligenciada, pouco explorada e estudada. Feito levantamento bibliográfico na literatura científica não se encontrou referências à existência de uma ferramenta comunicacional não-verbal eficaz que atue como facilitadora da conexão empática e que propicie a ativa escuta do corpo. Objetiva-se mediante a utilização das técnicas corporais integrativas sutis, resultantes da associação do Método Somatic Experiencing (Experiência Somática) de Peter Levine (2012) e Método de Pethö Sándor: Calatonia e Toques Sutis (1974), promover o equilíbrio (auto - regulação) do sistema nervoso dos mediandos e advogados (reações fisiológicas, emocionais e comportamentais) e estados fisiológicos sensoriais e afetivos que abram para a escuta ativa, comunicação assertiva e empática e agilizem a experiência colaborativa e consequente transformação dos conflitos.
Palavras-chave: Mediação Judicial; Comunicação Não Verbal; Ferramentas Somáticas; Auto Regulação do Sistema Nervoso; Neurociência do Trauma.
38 - Da Impotência à Potência Masculina: o Papel do Princípio Masculino no Desenvolvimento do Homem Heterossexual na Contemporaneidade, sob a Perspectiva da Psicologia Analítica - PDF
Maria do Rosário Teixeira de Aquino
O objetivo desse artigo é discutir através de um estudo de caso e, a partir do sintoma de impotência sexual, a masculinidade sob a perspectiva da psicologia analítica. O método utilizado foi a busca de autores junguianos que estudaram e pesquisaram sobre o tema, bem como conceitos da mesma abordagem que pudessem contribuir para o entendimento do tema e análise do caso. Conclui-se que atualmente convivemos com diversas masculinidades. Contudo, a imagem associada a força, a rigidez de pensamento, permanecem e geram os mais diversos sintomas, como a disfunção erétil apontada no caso analisado. E que estes sintomas podem simbolizar o que os homens excluíram de suas experiências. Somente com o equilíbrio destas forças psíquicas, e da inclusão da contraparte que foi relegada à sombra, poderemos ter uma masculinidade saudável.
Palavras chave: Psicologia Analítica, Escola Desenvolvimentista, Michel Fordham, Psicopatologia
Luciana Paes Lucafó
O presente artigo visa realizar uma reflexão sobre a elaboração do luto a partir do relato verídico sobre o encontro de três homens que compartilharam a dor da perda dos seus filhos por meio da amizade, da fraternidade e da arte – mais especificamente, da música –, observando o impacto dessa dolorosa experiência e a possibilidade de ressignificação e transformação de quem permanece. Apesar da morte e do luto ainda serem temas evitados por muitos, são fundamentais para o entendimento do que é ser humano e são temas constantes no consultório de Psicologia. A bibliografia aqui apresentada propõe respaldar a elaboração do luto sob o olhar junguiano, revisitando alguns conceitos sobre esse tema e sobre a morte.
Palavras-chaves: Psicologia Junguiana; Luto; Morte; Fraternidade; Música.
72 - Métodos do Trabalho Corporal - Calatonia Integrativa: Uma Proposta Sutil - PDF
Dulce Regina Loureiro Conte
Maris Stella Alvares Gabriel
As autoras abordam neste artigo a Calatonia e sua fundamentação neurológica discutida por Blanchard (2021) e apresentam a Calatonia Integrativa, proposta por Conte (2002, 2005, 2011, 2019), como uma ferramenta a ser utilizada n contexto hospitalar.
Palavras-chave: Calatonia; Hospitalização; Neurologia; Psicologia; Corpo.