4 - Apresentação (Online)
6 - Um Menino-Passarinho com Vontade de Voar (PDF)
Maria Isabel Marcondes Pontes
Contar histórias como um recurso, no trabalho do psicólogo, seja em psicoterapia de adultos e crianças, ou com enfoque metodológico na psicologia educacional é um procedimento cada vez mais em uso. Adquire grande importância, quando usada nas entrevistas devolutivas para as crianças, na realização de um psicodiagnóstico, por falar diretamente ao psiquismo infantil, sendo para elas de fácil compreensão, refletindo os seus medos e suas angústias. Este artigo refere-se ao uso da história, na realização de um psicodiagnóstico e na entrevista devolutiva com a criança. Neste caso, a história é usada para comunicar à criança, de uma forma integradora e compreensível, sua própria história, em que ela é o herói e personagem principal.
Palavras chave: História, Psicodiagnóstico Infantil, Entrevista Devolutiva, Criança
14 - Sombra e Alquimia (PDF)
Vera Lúcia Paes de Almeida
O texto busca situar o conceito de sombra dentro do pensamento alquímico e cristão, segundo o referencial da psicologia analítica. De acordo com C. G. Jung, a cisão entre Bem e Mal como opostos radicalmente contrários e inconciliáveis dentro do Cristianismo trouxe uma tensão insuportável para o indivíduo e para a cultura. Esse texto aponta o caráter compensatório da Alquimia na tentativa de integrar a sombra dentro do processo simbólico de transmutação da matéria.
Palavras chave: Alquimia, Cristianismo, Sombra, Psicologia Analítica
20 - Shrek (PDF)
Maria Galrão Rios
O filme Shrek é o ponto de partida para uma análise da imagem do herói alienado que nossa sociedade produz. Trata também da esperança de evolução e da continuidade do desenvolvimento para o indivíduo e para o grupo, na medida em que propõe uma integração das características sombrias da personalidade do herói.
Palavras chave: Herói, Alienação, Integração, Sombra, Transformação
28 - Somente o Desejo Toca o Impossível (PDF)
Maria José Caldeira do Amaral
Este artigo é um modelo de uma análise simbólica do poema sagrado e sapiencial da Bíblia Hebraica: O Cântico dos Cânticos. É uma leitura que ressalta a expressão da alma ou psique rumo à plenitude. Esta é uma abordagem baseada nos conceitos e pressupostos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.
Palavras chave: Psicologia Analítica, Alma, Amor, Desejo, Psique, Bíblia
40 -Rituais Sagrados de Cura (PDF)
Ana Maria Galrão Rios
Anita Julieta Ribeiro
O texto a seguir, apresentado no painel de abertura da décimaterceira conferência da International Society for the Study of Subtle Energies and Energy Medicine, em Boulder, Colorado, trata dos principais rituais sagrados de cura do povo brasileiro, de origem indígena, negra ou católica. Compara os rituais entre si, e seus efeitos, uma vez que, em todos, a cura é obtida na medida em que aquele que a busca se coloca a serviço do outro, ou no caminho do desenvolvimento espiritual. O texto fala do relacionamento do homem consigo mesmo, com suas origens e com Deus.
Palavras chave: Cura, Serviço, Ritual, Candomblé, Umbanda, Igreja Católica
50 - Tear, Tramar, Trançar (PDF)
Anna Vera Araujo Rossi
O artigo compara a prática da tecelagem e a mobilização do inconsciente verificada através de relatos pessoais e sua semelhança com relatos ouvidos no consultório após a aplicação da técnica da Calatonia. Explora, além disso, a busca do sentido simbólico e psicológico do ato de tecer e o tear como símbolo arquetípico e o inconsciente coletivo. Lendas, mitos, deusas que nos falam da simbologia do ato de tecer. Ariadne (o mito do Minotauro); a deusa Hitita; as Parcas ou Moiras. O relacionamento entre o tear e a quaternidade são discutidos dentro da teoria junguiana. Um conto tibetano ilustra uma forma de abordagem do mundo das imagens: técnica da imaginação ativa. Finalmente, o relato de um sonho de uma tecelã como exemplo da vivência prática do símbolo.
Palavras chave: Tecer, Tear, Mito, Símbolo
58 - Uma Experiência de Trabalho Corporal com Pacientes Psicóticos (PDF)
Maria Inês Britto Brunello
Este artigo descreve um grupo de atividade corporal com pacientes psicóticos de um Centro de Atenção Psico Social (CAPS). Nestes grupo, que aconteciam duas vezes por semana, os pacientes podiam experimentar atividades de relaxamento, massagem, expressão corporal, dramatizações, jogos e brincadeiras com o objetivo de capacitá-los a entrar em contato com seus sentimentos, prazeres, necessidades e gestualidade, ampliando a sua forma de agir sobre o mundo.
Palavras chave: Atividade Corporal, Grupo, Psicose
66 - João de Ferro e a Iniciação Masculina (PDF)
Felippe Romanelli
Desde a revolução industrial o homem vem perdendo gradativamente o contato com sua natureza, e por causa disso todos sofrem: os homens que perderam seu papel, as mulheres que perderam seus “homens” e os “órfãos” destes homens, no sentido filosófico. Nos últimos tempos está em andamento a construção de um mito, o do “Novo Homem”, um homem aparentemente melhor, mais sensível, mais próximo dos seus filhos e das suas mulheres, mas na verdade distante da sua natureza e do seu “Homem Natural”, aquele que encerra um imenso poder criativo: o poder de gerar a vida. As idéias principais aqui são de Robert Bly, poeta e ensaísta americano, autor do livro “João de Ferro. Um Livro sobre Homens”, onde o fio condutor é a lenda de João de Ferro, recolhida pelos Irmãos Grimm. Esta lenda fala sobre a iniciação masculina, sobre a importância da passagem do reino da mãe para o reino do pai, de como é essencial abandonar todas as expectativas de nossos pais, e encontrar um segundo pai ou, um “segundo Rei”.
Palavras chave: Herói, Iniciação Masculina, Integração, Sombra, Transformação
80 - A Linguagem do Tônus (PDF)
Cibel Oliveira Gatti
O Tônus muscular pode ser colocado como um dos principais instrumentos de comunicação do indivíduo com o meio. Ele vai além da função de pre p a rar a musculatura para a atividade motora , é a linguagem, a expressão de nossas emoções mais íntimas, e muitas vezes ainda inconscientes. Se conseguirmos “ouvir” o que nos diz, quem sabe não nos aproximamos de nossa “sombra”, das emoções que sentimos, mas muitas vezes ignoramos e tantos t ranstornos psicossomáticos nos trazem. Este artigo visa explorar um dos “instrumentos” do organismo humano que sofre grande influência de aspectos emocionais, funcionando como uma ponte de comunicação junto ao meio ao seu redor.
Palavras chave: Tônus Muscular, Linguagem, Sombra, Instrumento, Comunicação
87 - Ainda Mais Sutil (PDF)
Anita Julieta Ribeiro
Quantas pessoas vivem distantes de seu repertório natural de comportamentos, aquele repertório que pode trazer felicidade, alegria, intimidade com elas mesmas! Quantas pessoas na sua própria intimidade dançam para seus filhos ou amigos, ou mesmo para o cachorro, sem achar que é tolice, ou que estão enlouquecendo? Quantas pessoas se permitem cantar no chuveiro, limpar a casa dançando ao som de uma música, imitar um artista diante da TV, enfim, expressar-se livremente dentro de um contexto íntimo e protegido? Quantas conseguem rir delas mesmas, olharem-se nuas no espelho sem críticas estéticas, conviver com quem são em total intimidade e aceitação? Até o simples gesto de apanhar uma flor no caminho e cheirá-la, intimida muitas pessoas.
Normas para Publicação (PDF)